A Vida É Bela




A Vida É Bela (La vita è bella) é um filme italiano de 1997 do gênero comédia dramática dirigido e estrelado por Roberto Benigni, co-autor do longa juntamente com Vincenzo Cerami.

Sinopse: 

O filme se passa na Itália Fascista, a partir de 1939 até o final da Segunda Guerra Mundial em 1945, narrando a trajetória do ítalo-judeu Guido, pai de Giosué. Guido Orefice é capturado e mandado para um campo de concentração em Berlim. Afastado da mulher, ele precisa usar sua imaginação para fazer o filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência, cometidos pelos nazistas.

A Vida É Bela foi inspirado no livro Ho Sconfitto Hitler, de Rubino Romeo Salmonì, e por relatos verídicos vivido pelo próprio pai de Benigni, que passou dois anos em um campo de trabalho alemão durante a guerra.

Lançado em dezembro de 1997 na Itália, o longa se tornou um grande sucesso de crítica e público, apesar das críticas iniciais sobre a utilização da comédia para abordagem do enredo envolvendo os dramas da Segunda Guerra.

A Vida É Bela venceu o Grand Prix do Festival de Cannes em 1998, nove Prêmios David di Donatello na Itália, incluindo o de Melhor Filme, e três Oscars nas categorias de melhor filme estrangeiro, melhor ator (pela atuação de Roberto Benigni) e melhor trilha sonora para um filme dramático durante a cerimônia de 1999.

Elenco

Roberto Benigni - Guido Orefice
Nicoletta Braschi - Dora Orefice
Giorgio Cantarini - Giosué Orefice
Giustino Durano - Tio Eliseo
Horst Buchholz - Dr. Lessing
Marisa Paredes - a mãe de Dora
Sergio Bustric - Ferruccio
Amerigo Fontani - Rodolfo
Lydia Alfonsi - Guicciardini
Giuliana Lojodice - a diretora da escola
Pietro Desilva - Bartolomeo
Francesco Guzzo - Vittorino
Raffaella Lebboroni - Elena
Claudio Alfonsi - Amico Rodolfo
Gil Baroni - o prefeito de Arezzo
Ennio Consalvi - general Graziosi
Aaron Craig - o combatente americano.